segunda-feira, 21 de junho de 2010

O silêncio....

" O silêncio é um texto fácil de ser lido errado " (A.Attanasio)

Pense....

“A experiência ensina que são pouquíssimos os que são
capazes de fixar o sentido das palavras que usam”.

Frase - Chico Xavier


Crê em ti mesmo, age e verá os resultados. Quando te esforças, a vida também se esforça para te ajudar.´

sábado, 19 de junho de 2010

Frase - reflexão


"Tenha sempre sentimentos nobres e um sorriso sincero.

E deixe que todos o conheçam através do brilho de seus olhos."
A foto, com minha querida amiga Rê, mostra o significado da frase....no sorriso, no olhar....

Perda das palavras....



"Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo."


José Saramago

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bons momentos - Paralamas do Sucesso




Ontem, não tinha programado nada de diferente na minha agenda, mas como desde domingo estou com sorte (ganhei R$ 100,00 em compras no Alameda, por ter vencido o desafio de futebol de mesa), fui sortedo no site da Vilma Borges e ganhei um convite para o show dos Paralamas do Sucesso, no Alameda Quality Center, algumas horas antes do show.


Foi um show bom, dentro do palco, mas a galera animou em 2 ou 3 músicas só, as de maiores sucessos, como Alagados, Lanterna dos Afogados e Meu Erro, desconhecendo muitas de sucesso e obviamente, as novas. Mas pudera, pois o bauruense sempre curte o modismo, o "Eu fui", não importa se não fez a lição de casa ou é um fã de momento, de querer aparecer na coluna social.


Após o show, falei com uma das pessoas da produção do Alameda, gentil como o Luiz Manaia, o Ralinho, e ela tentou falar com a produção dos Paralamas (pois eu vou escrever o livro do Ultraje a rigor e gostaria que eles participassem), mas muitos deles já estavam de saída. E ali, na grade, conheci a Simone, fanzoca deles, 'um amor platônico', como ela mesma define. O pessoal em Bauru a conhece como a Japa, apesar do João Fera ter preferido o apelido de Yoko Ono. Ela me ofereceu uma carona e fomos falar com alguns dos Paralamas e encontramos receptividade no João Fera e no Bi Ribeiro, que falaram que hotel estavam. Falei do livro do Ultraje que tenho já um formato e ele topou.


No hotel, convidamos eles para irmos ao Templo Bar, o restaurante mais cultural de Bauru, e o filé mais gostoso.


E lá ficamos, das 21:30 à 1h, curtindo o som da Lizete e Val, tomando uma cervejinha com colegas roqueiros de Bauru, Simone Yoko, Bidu, João Fera e Bi Ribeiro e ainda encontrei um dos poucos amigos da turma de Direito, João Germano e a Luly Zonta, do Bom Dia.


Como a música está no sangue e com mais de 30 anos de carreira, João FERA, mostrou que é FERA e deu várias canjas com o duo, enquanto eu conversava sobre a carreira dos Paralamas, a trajetória deles e pessoal do Bi, sobre Pelé (que foi namorado de Neusinha, mãe da Japa), Centrinho, Alameda, Templo, Armazém e outros assuntos.


Valeu o dia, que nem estava programado.


O imprevisível, o inesperado tbém tem suas vantagens.


Faltei no Senac, mas são momentos que fazem a vida ficar mais plena....


HOJE....

Ontem?...Isso faz tempo!... Amanhã?...Não nos cabe saber...Amanhã pode ser muito tardePara você dizer que ama,Para você dizer que perdoa,Para você dizer que desculpa,Para você dizer que quer tentar de novo...Amanhã pode ser muito tardePara você pedir perdão,Para você dizer:Desculpe-me, o erro foi meu!...O seu amor, amanhã, pode já ser inútil;O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso;A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada;A sua carta, amanhã, pode já não ser lida;O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário;O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços...Porque amanhã pode ser muito...muito tarde!Não deixe para amanhã para dizer:Eu amo você!Estou com saudades de você!Perdoe-me!Desculpe-me!Esta flor é para você!Você está tão bem!...Não deixe para amanhãO seu sorriso,O seu abraço,O seu carinho,O seu trabalho,O seu sonho,A sua ajuda...Não deixe para amanhã para perguntar:Por que você está triste?O que há com você?Ei!...Venha cá, vamos conversar...Cadê o seu sorriso?Ainda tenho chance?...Já percebeu que eu existo?Por que não começamos de novo?Estou com você. Sabe que pode contar comigo?Cadê os seus sonhos? Onde está a sua garra?...Lembre-se:Amanhã pode ser tarde...muito tarde!Procure. Vá atrás! Insista! Tente mais uma vez!Só hoje é definitivo!Amanhã pode ser tarde...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Viva em qualquer clima....


"Viver não é esperar a tempestade passar... é aprender como dançar na chuva."

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O mestre....


“Tudo o que muda na vida, vem quieto, no escuro, sem preparos de avisar..."


Guimarães Rosa.
"Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranqüilos e escuros como o sofrimento dos homens."

Pesque...

" A cada dia que passa
Mais me convenço
De que o desperdício da vida está
No amor que não damos
Nas forças que não usamos
Na prudência egoísta que nada arrisca
E que esquivando-se do sofrimento
Perdemos também a felicidade..."

** Drummond **

sábado, 12 de junho de 2010

Para uma amiga especial....


Enriquecendo....



Envelhecendo você está, como eu, fisicamente
Mas alma sempre será de menina, querendo o mundo
Os aprendizados, o amor perdido, a mulher valente
Suas mãos quebrando muros, buscando forças do fundo

Enriquecendo você está, de amigos, para conversar....
Quantas sementes do bem, você colheu e presenteou
Isso é o tesouro da vida, o brilho do afeto, a passar...
Alegrias, sorrisos, que contagiam até quem nunca amou

Desejo nesta data tão especial, sempre uma renovação
Um recomeço, uma reflexão, que regues sua flores
Pois o cuidado da delicadeza, está em suas mãos
E suas atitudes generosas dão ao arco-íris suas reais cores

Parabéns Monya querida, o mundo quer você, te merece
Beba saúde, sinta paz e brinde amor e alegria
Quem te conheceu, mesmo pouco, não te esquece
Mesmo um dia sonhando, de sentir sua sintonia



GUTO GUEDES - 11/06/2010 - 09:07AM

Poesia

Mar de Canela

Sua beleza é chamativa
Me conduz ao imaginário
Um olhar que hipnotiza
Que me tira do Calvário

Deus desenhou lindamente seu rosto
E não errou em nenhum detalhe
Fez você para mim, ao meu gosto
Mas o que é a distância, quanto vale?

Com sua frase me identifiquei
O importante é a essência
Também pouco me importo com a aparência
Porém, com suas fotos me encantei...

De óculos, você parece não querer
enxergar minha alma pedindo
Clamando por uma chance, me conhecer
Quando a brisa do mar te tocar, sou eu, te sentindo (na água do mar....)

GUTO GUEDES

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Poemita

Olhos na nuca

Você vive num campo minado ou em campos floridos?
Campo minado ou uma mina de ouro?
Sou um mimado ou sou seu tesouro....
Pq me cobram se não dou no couro?
Não aceito erros crassos, sou de touro...
Sou um imã enamorado, escolha o barulho do estouro...


GUTO GUEDES
www.caldeiraopoeticogutoguedes.blogspot.com

Dicas do blog de Rosa Leda Gabrielli...adorei...

FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONDIÇÃO CEREBRAL

1. ATITUDE MENTAL POSITIVA

A boa memória depende da personalidade da pessoa e da emoção com a qual os fatos são codificados e armazenados. Evitar pensamentos negativos e preocupações ajuda na memorização. A tristeza desequilibra os neurotransmissores cerebrais e gera dificuldades até para resgatar dados já arquivados. Um estudo feito com ratos comprovou que uma única situação socialmente estressante pode destruir novas células nervosas na região cerebral que processa o aprendizado, a memória e a emoção. Ratos jovens, ao se depararem com ratos mais velhos e agressivos, tiveram as células localizadas no hipocampo comprometidas. Apenas um terço das células geradas sob o estresse sobreviveu.

2. NOITES BEM-DORMIDAS

Outro recurso valioso é manter o sono em dia. O repouso funciona como um coletor de lixo, quando é possível editar as ideias. A pessoa retém o que aprendeu, depura as informações e joga fora o que não presta. Esquecer também é fundamental para lembrar melhor. Manter-se acordado e alerta com as chamadas smart drugs, drogas que buscam melhorar a atenção e agilizar o desempenho intelectual, pode oferecer risco ao equilíbrio dos bilhões de neurônios, principalmente quando não há acompanhamento médico. Algumas substâncias naturais, como a xantina, presente no café, no chocolate e em alguns chás, podem servir de estimulante natural, sem efeitos colaterais ou contraindicações.
3. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentos ricos em gorduras e vitamina B ajudam a manter o equilíbrio de aminoácidos necessários para a formação e a estabilidade dos neurotransmissores, os componentes químicos que mantêm conectadas as células do sistema nervoso.A gordura saturada pode ser encontrada nos peixes, na soja, nas castanhas e nas nozes. A gordura insaturada, mais saudável, está presente no azeite de oliva extra virgem e no óleo de canola. Essas gorduras melhoram a aprendizagem e o intercâmbio de informações no cérebro.As vitaminas do complexo B fazem parte da composição de frutas, legumes e cereais integrais. Uma refeição que inclua salmão (peixe farto em boa gordura), verduras, arroz integral e molho de nozes, além de um copo de suco de frutas, é um poderoso combustível para a mente.
Nada disto é novidade mas de repente alguém poderá estar numa fase como a minha.

O amor existe?

O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceita desde o princípio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida... (O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa)
"O amor é uma doença que acomete o pensamento de uma pessoa e a torna obcecada por outra pessoa, criando um vício incontrolável que busca penetrar em todos os mistérios da pessoa amada: suas formas, seu corpo, seus hábitos.
Trata-se de um anseio desmedido, uma visão perturbada que invade o coração dos infelizes. Tornam-se ineficazes e dispersos. Esses infelizes deliram em abraçar, conversar, beijar e deitar-se com o ser amado, mas jamais conseguem fazê-lo plenamente (por várias razões), e essa impossiblidade é essencial na dinâmica do desejo perturbado. Corpo e alma estremecem anunciando a febre da distância.
O amor romântico é uma doença. Nada tem a ver com felicidade. Por isso sua tendência a destruir o cotidiano, estremecendo-o.
Ou o cotidiano o submeterá ao serviço das instituições sociais como família, casamento e herança patrimonial, matando-o.
Por isso os medievais diziam que o amor não sobrevive ao cotidiano. O cotidiano respira banalidade e aspira à segurança (irmã gêmea da monotonia, mas que a teme ferozmente) e a paixão se move em sobressaltos e abismos. Uma pessoa afetada pela paixão não pensa bem.
Nem todo mundo sofrerá da "maldição do amor" como diziam os medievais. Muita gente morre sem saber o que é essa doença."
Gostei tanto do que li hoje, na Folha, E 8, escrito pelo Luiz Felipe Pondé, que não poderia deixar de dividir com vocês.
Ao que transcrevi acrescentaria: azar de quem não não foi contaminado pelo vírus do amor e mais: pegar a doença uma vez não imuniza, o que é ótimo.
Bendita maldição!
Finalizando, trecho de uma entrevista com Flávio Gikovate que lançou recentemente seu livro
“Uma História de amor... com final feliz” onde decreta a morte do amor romântico e acredita que os relacionamentos atuais não duram por serem formados por “um egoísta” e “um generoso”, onde um exige de mais e o outro sempre cede. Melhor ficar sozinho! “A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa. As boas relações afetivas são parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem”, diz.
Vocês acreditam nisso?

domingo, 6 de junho de 2010

Frase - reflexão

" Existem 3 tipos de pessoas : as que fazem acontecer, as que deixam acontecer e as que perguntam o que aconteceu?"(John Richardson Jr)

Reencontro

Reencontro

Quando, eu te encontrei
Você caminhava quando eu parei

Quando, eu te notei
O seu olhar direcionava para o meu

Quando, me apaixonei
Você era minha rainha e eu, o rei

Quando te adicionei
Não sabia o porquê eu chorei....

...de saudade, de você
Que vontade de te ver...

Quando, te decepcionei
Você logo perdoou
e eu te amei...

Tento ser diferente, pra vc....
Sonho tão de repente, para te entreter


GUTO GUEDES - 06/06/2010 - madruguinha começando....
Inspiration Plus!