quarta-feira, 26 de março de 2014

Título: Norusca, um fusca na banguela

Que saudade da minha infância nas cadeiras cativas do Alfredo de Castilho:
75,76,7,78, 79, 80.....1981, meu pai, dentista, mostrando os dentes de alegria ao ser diretor do Noroeste. Colocando dinheiro e nunca tirando como canalhas atores que se dizem noroestinos doentes. Doentes em meter a mão no clube, chorarem lágrimas cifracionais. 82,83,84, apelido de Iô-Iô, adorava brincar desse brinquedo. Brinquedo chamado Noroeste, em que cada hora vinha um testar, mas ele caía e subia. 85, Osmair, 86, 87 o melhor time que já vi: Everton, Edinho, Vitor Hugo, Amarildo e Jacenir; Marcio Araújo, Vadinho e Lívio; Chico Espina, Rodinaldo e Baroninho. Era de Marco Antonio Patah Batista, o pool de empresas, sem as mãos de bingo, jogo tão sujo como o Pocker (porcker!), que chega a Bauru, por mais oportunistas - cassinos clandestinos atrás do BTC, justiça de Bauru se fazendo de morta, prendem máquinas de caça-níqueis, fecham bingos e divulgam e jogam carteados, a dinheiro sujo.
Mas voltando ao Noroeste: 1988, Ronaldo Marques, o goleador, 89, 90, 91, Caio Coube, mais um vitorioso, Baroninho na equipe de base e o maior craque que joguei a favor e contra: Marcelo Laborda, seria no mínimo um novo Zico. 92,93 e passa até 2006, outro timaço. E Damião se cansou, Bauru se cansou, estádio abandonado, 2014, Bauru província, dona onça é o destaque "positivo" e o Noroeste, como num faroeste, toma o tiro fatal: Quarta divisão a vista, Norusca, o fusca na banguela perde-se de vista, a administração e a retrospectiva não é revista, pagam-se os jogadores à vista?
Que vergonha, eu, Sinuhe, meu pai, Reynaldo Grilo e poucos outros torcedores de verdade estamos de luto. Não há luta mais! Bingo! Deu número 13, a maquininha vermelha, como a ferrovia, a estação, os trilhos e os trens descarrilharam. Não adianta chamar a Dilma, nem ir a Bolívia trazer trilhos recheados, nem o maior dos Bidus. O futebol de Bauru virou vudu!

GUTO GUEDES, poeta, escritor e compositor.

Nenhum comentário: